sexta-feira, setembro 03, 2004

Perto do Axé

A idéia deste dia era chegar até a Costa do Descobrimento, mas não exatamente se misturar com o povo em Porto Segura. Era muito mais agradável pensar em Trancoso ou Arraial, mas ainda não tínhamos decidido em qual delas aportaríamos.

A saída de Itacaré foi tranquila e a volta à BR101 foi surpreendente: logo depois da cidade de Uruçuca, descobrimos algumas antigas fazendas de cacau e não resistimos a uma parada para fotografia. Era tudo arrumadinho demais para uma fazenda, mas então me lembrei que estava na Bahia, onde tudo era possível, mesmo que improvável.


Fazenda de Cacau Posted by Hello


A capelinha da fazenda Posted by Hello

Infelizmente a 101 não havia mudado nada desde a nossa última passagem e o trecho perto de Eunápolis, exatamente o acesso para Porto Seguro, estava especialmente ruim, como não poderia deixar de ser.
Alguns insultos a Murphy depois, conseguimos transpor os buracos e pegar a estrada que queríamos. Não demorou muito e desviamos de Porto Seguro para pegar o acesso para Trancoso. Até aquele momento não sabíamos bem para onde ir e foi só quando comparamos as distâncias é que decidimos por Arraial. Nossa paciência estava muito curta com as estradas bahianas e estávamos ansiosos por um estacionamento para o carro e outro para as carcaças.

Mais do que rapidamente largamos as malas na Manacá Parque Pousada e fomos explorar a cidade.
Rodamos por tudo quanto é estradinha precária que encontramos e acabamos encontrando uma curiosa escultura em madeira igualzinha a uma garra de águia. Depois do devido registro, deixamos o carro em uma rua bem colorida e movimentada e fomos judiar dos fígados com algumas cervejas geladas no bar Ed´s, de propriedade de um casal de paulistas de Campinas, que toca muito rock nacional de qualidade e que está muito bem localizado no meio do agito. Um pouquinho antes eu havia gasto mais alguns cobres com uma bela mandala feita por um argentino, mas como eu estava com o coração bom, relevei a origem do sujeito.


Paisagem de Arraial Posted by Hello

Meio chapados com as brejas, voltamos para a pousada para tomar banho, trocar de roupa e jantar de forma decente.
Acabamos no restaurante Paulo Pescador, onde experimentamos a simpatia extrema do dono/garçom/barman/cervejeiro aliada a uma cozinha razoável e um preço convidativo. Noves fora, valeu a pena.

Uma lembrança sobre a pousada: apesar de muito gostosa, o fato de ser vizinha à boate Limelight (o que torna impossível o sono nas noites de sexta) e o chuveiro que teimava em esfriar não ajudaram muito o nosso sono. Acabamos não pregando o olho e complicando a viagem do dia seguinte.