domingo, março 04, 2007

O Bernabéu

Finalmente conseguimos acordar cedo: saímos da cama às nove, tomamos banho, comemos alguma coisa no hotel, levamos comida para a minha colega de curso (que pelo segundo dia consecutivo acordava tarde demais para o café) e voltamos para o quarto para esperar pelo meu ex-chefe espanhol que nos levaria para um passeio "de local".

Ele chegou por volta das 11:15hs e 5 minutos depois estávamos todos no lobby do hotel e, em seguida, rumo ao Mercado del Rastro.
Para chegar lá pegamos a linha 1 do metrô na estação Gran Via (a poucos metros do hotel) e andamos duas estações até Tirso de Molina.
Saindo da estação, caminhamos até a Calle Estudios e visitamos a Catedral de San Isidro.
Depois de uma aula do meu ex-chefe espanhol sobre as relações entre os santos padroeiros do Brasil e da Espanha, nos perdemos no mercado, compramos algumas lembranças e caminhamos por um monte de ruelas e barracas.

Seguimos caminhando, passamos pela Puerta de Toledo e chegamos até a maravilhosa Catedral de San Francisco el Grande, onde mal pude rezar ou agradecer, tal era o meu choque com as belezas do lugar.

Depois de alguns comentários sobre as feições femininas nas imagens de São José, o cálice na sua mão e as relações com o Código da Vinci, seguimos pela Carrera da San Francisco e tomamos um chope na Plaza de San Andres.

Seguimos pela Calle da la Cava Baja e paramos no restaurante La Chata onde fomos "vítimas" do meu ex-chefe espanhol e sua esposa.
Comemos (e adoramos) Callos a la Madrileña (bucho bovino muito bem temperado), Calamares a la Romana (lula), Setas con Gambas (cogumelos com mariscos), Chuletillas de Cordero (costeletas de carneiro), Boquerones Fritos (anchova), Queso Manchego e Cochinillo (leitão), tudo regado a vinho tinto local. Uma orgia de porções pequenas, mas bem gostosas.

Saímos quase rolando de tanto comer e fomos em direção à Plaza Mayor.

Paramos para tomar um sorvete na sorveteria Martina, bem ao lado de uma das entradas da Plaza Mayor, e experimentamos a deliciosa crema catalana.

Voltamos caminhando para o hotel e não nos demoramos muito por conta do jogo do Real Madrid: meu ex-chefe espanhol é madridista fanático e nos convidou para ver o espetáculo no Bernabéu.
Chamamos uma outra colega de curso, que havia acabado de chegar ao hotel, e voltamos à linha 1 do metrô.
Da estação Gran Via fomos até a estação Tribunal onde fizemos baldeação para a linha 10 e seguimos para a estação Santiago Bernabéu.

A primeira vista do estádio do Real Madrid foi impressionante e rendeu várias fotos.

Demos a volta em boa parte do estádio e ficamos de frente para a mega-loja da Adidas construída recentemente. Bonita, mas meio destoante do estilo do estádio.

Entramos pela porta D e subimos muito até chegar ao nosso portão de acesso às arquibancadas.
Aí subimos mais ainda até chegar às nossas cadeiras. Ficamos literalmente no fim do mundo (ou no início, depende do referencial), nas duas últimas fileiras do estádio, onde quase não dava para ver um dos gols, já que estávamos bem atrás dele.
Mesmo assim ficamos impressionados com o estádio em si, com a limpeza e com o público, espantosamente moderado e civilizado, em se tratando de um jogo de futebol.

Aqui uma recomendação: os ingressos são de lugar marcado como acontece nos países civilizados e não é uma boa ideia dar uma de "esperto" e sentar no lugar de outra pessoa só para ver melhor o jogo. O risco de confusão e de ser retirado do estádio é grande.

Depois de um primeiro tempo melancólico, o Real Madrid conseguiu melhorar e massacrou o Getafe no segundo tempo, mas não conseguiu marcar.
No final das contas, saímos frustrados com o empate de 1 a 1, mas bem felizes com a experiência.

Como o estádio estava lotado, decidimos não entrar na estação Santiago Bernabéu e seguimos a pé até a estação seguinte, Nuevos Ministerios.
Caminhamos pelo Paseo da la Castellana em meio a um vento bem frio e demoramos uns 15 minutos para chegar à estação. De lá pegamos diversas escadas e baldeações até chegar novamente à estação Gran Via e ao hotel.
Nos despedimos do meu ex-chefe espanhol e da sua esposa, fomos ao banheiro e logo saímos para jantar.
Fomos até o hotel Tryp Cibeles onde minhas colegas de curso se hospedariam depois do curso e de lá fomos ao restaurante Nebraska onde jantamos uma comida razoável e barata.

Antes de voltar ao hotel, paramos para telefonar para o hotel de Toledo onde aconteceria o meu curso e descobrimos que não haveria problemas para a hospedagem da Minha Mineira.
Voltamos para o quarto e fomos dormir por que o dia seguinte seria pesado.