quinta-feira, setembro 21, 2006

Compras

Mais uma manhã preguiçosa, como devem ser as manhãs durante as férias.
Só saímos de casa depois da uma da tarde e fomos encontrar a minha irmã em frente ao Almacenes Paris da Barros Arana.
Aliás, por falar nisso, notei que ao contrário do que acontece no Brasil, aqui no Chile ainda perdura com muita força o conceito de grandes lojas de departamentos, ao estilo do saudoso Mappin, que eu adorava visitar para me perder no andar dos brinquedos.
Além da Paris, existem a Falabella e a Ripley, todas com fachadas bem coloridas, muita variedade de produtos e muita bagunça, principalmente durante as liquidações.
Comparando todas as propostas, fiquei com a impressão de que a Ripley é a mais popular delas e a Falabella a mais sofisticada.
Uma semelhança entre todas é a segurança ostensiva, opressiva e militarizada, onde os seguranças te seguem aos provadores, não param de falar nos walkie-talkies, te olham com cara de poucos amigos e fazem questão de ser antipáticos, principalmente quando questionados sobre alguma orientação na loja.
Notei o mesmo com os seguranças dos supermercados.
Parece que vestir um uniforme faz mesmo diferença neste país.

Mesmo que nosso ponto de encontro fosse a Paris, acabamos fazendo compras na Ripley, o único lugar onde encontramos a calça que minha sobrinha tanto queria.
De lá caminhamos na direção do Bairro Universitário e almoçamos em uma lanchonete de kebab chamada Waya´s Gyros, que fica na Plaza Peru. Como tenho um certo receio daquele amontoado de carne servido aqui no centro de Sampa, fiquei com dúvidas se deveria encarar o quitute, mas minha irmã me convenceu e partimos para cima da comida.


A casa do kebab


Voltamos para casa, terminamos de ver o filme e saímos logo depois com a intenção de conhecer o Mercado Central, um lugar onde meu pai deve ter passado horas e horas durante seus tempos de faculdade.
Como vínhamos com a imagem do mercado de Santiago na cabeça, entrar no de Conce foi bastante decepcionante. O lugar parecia meio abandonado e estava bastante mal cuidado, com pouca iluminação e muito poucos atrativos para o público.
Fiquei pensando em como meu pai ficaria triste em vê-lo desse jeito.
Como já estávamos lá, aproveitamos as lojinhas populares da parte externa e compramos alguns presentinhos para as filhas dos amigos.

Do mercado caminhamos até a Catedral e fizemos os tradicionais três pedidos ao entrar nela pela primeira vez.
A Catedral fica na Plaza Independencia e como estávamos com fome, pegamos a Calle Caupolicán e fomos tomar café e comer empanadas no Café Trigales, que serve também doces argentinos (que levamos para casa) e é bastante agradável, apesar do excesso de fumaça de cigarro.


O Trigales


Caminhamos de volta para casa e fomos decidindo o que teríamos para o jantar.
Era necessário fazer isso logo para que pudéssemos ir ao supermercado e comprar as coisas.
Terminamos a noite comendo queijos, tomando vinhos e conversando sobre o passado no Brasil. Apesar do cansaço, foi um belo dia em família.

Gastos:
Presentes: $ 5000,00
Café: $ 4600,00
Supermercado: $ 13391,00

Nenhum comentário: