terça-feira, setembro 26, 2006

O Pacífico

Após mais um despertar tardio, tomamos banho, café e partimos para Lebu, acompanhando meu tio, que tinha um trabalho para fazer na cidade.
No dia anterior havíamos acertado a volta para Conce de carro, já que meu tio tinha um exame médico agendado para a tarde de quarta.

Chegamos a Lebu depois de uma viagem curta e nos deparamos com uma manifestação de professores interditando uma série de ruas do Centro. Tivemos que fazer um pequeno desvio, mas logo chegamos ao juizado, onde meu tio foi fazer seu trabalho e nós ficamos no carro ouvindo a trilha sonora da pela "El hombre de la Mancha".

No caminho para Lebu, meu tio me contou que, apesar de não serem os únicos índios do Chile, os mapuches são os mais conhecidos já que obrigaram a Espanha a travar uma guerra de conquista de quase 400 anos.
Os principais líderes mapuches foram Lautaro, exímio estrategista, e Caupolicán. Por conta dessa notoriedade, não raro se encontra o nome desses dois em ruas, praças e monumentos por todo o Chile.

Depois do trabalho no juizado, fomos todos para a praia, onde visitamos as cavernas e tiramos algumas fotos.
Compramos uma pedra quadrada para nós e outra para uma amiga e voltamos para casa para guardá-las. Depois fomos ao Fuerte Tucapel, onde fomos atendidos por um simpático senhor que fez papel de guia, e à praça central e voltamos para casa.





A paisagem nos remeteu a lugares como Fernando de Noronha e agradou bastante a Minha Mineira.

Depois de alguns minutos, caminhadas e tentativas de atravessar cavernas escuras de carro, passamos pelo porto artesanal no rio Lebu e voltamos para Cañete.



A volta foi bem mais rápida, provavelmente devido à fome de todos, e chegamos à casa da minha tia pouco depois das duas da tarde.


Uma maça mapuche na entrada da cidade



Postes de ferro simulando árvores


Almoçamos bem e nos deitamos para descansar enquanto víamos "Godzilla".
Desistimos de ver o final do filme e saímos para comprar as pedras de amassar alho e visitar os pontos turísticos da cidade.
Compramos uma pedar para nós e outra para uma amiga e voltamos para casa para guardá-las. Depois fomos ao Fuerte Tucapel e à praça central e voltamos para casa.


A praça central



Mais praça central



Estátua de Lautaro na praça central



A vista do Fuerte Tucapel



Mais Fuerte Tucapel



Detalhe do jardim da casa da minha tia


Em casa, encontramos meu tio que nos levou para uma nova caminhada, deste vez com destino ao clube social da cidade, onde nos mostrou o lugar onde morou por alguns meses, logo depois de chegar.
Voltamos mortos de frio, jantamos, bebemos e fomos tomar banho.


Os mariscos do nosso jantar.


Gastos:
Tortilla - $ 150,00
Pedras de amassar - $ 4000,00
Guia no Forte - $ 500,00
Sorvetes - $ 900,00

Nenhum comentário: